17/07/2018

SERVIÇOS

Nossos Serviços

Desde a antiguidade, entre os fenícios, os navegadores já faziam uma espécie de leilão, vendendo as suas mercadorias a bordo, com os navios atracados no porto. Na Grécia antiga, e posteriormente em Roma, às técnicas do leilão foram aprimoradas, assemelhando-se ao que temos hoje. Vale lembrar também que o leilão adaptava-se às circunstâncias. Na 2ª Guerra, por exemplo, devido a grande recessão, havia o “leilão ao contrário” ou leilão reverso onde o martelo era batido para quem vendia por menos. Essa modalidade foi incorporada ao mercado e é utilizada até os dias de hoje. Na crise do petróleo, fins dos anos 70 e início dos anos 80, o Irã também vendia petróleo por leilão, antes mesmo dos navios atracarem nos terminais petrolíferos. Na época moderna o leilão implantou-se em diversos países em quase todas as modalidades de vendas. Na Argentina está o leilão de bovinos mais antigos do mundo. Na Nova Zelândia há o leilão de carneiros. A Sotheby’s, e a Chirstie’s são as mais antigas do ramo das artes. No estado de Oklahoma, nos EUA, existem concorridos leilões de veículos de todas as épocas.

O leilão público difundiu-se na sociedade com destaque por promover o contato direto, as negociações imediatas e a seleção de ofertas com muita versatilidade, abrindo perspectiva para dinamizar o negócio. Hoje, tudo por ser negociado: bens móveis e imóveis, sucatas, materiais inservíveis, equipamentos, máquinas operatrizes, veículos, matérias primas de diversas formas e muitas outras opções.

O Decreto-Lei que regula a atividade do leiloeiro é o de nº 21.981 de 19 de outubro de 1932, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 22.427 de 1º de fevereiro de 1933.

O leilão público é uma atividade juridicamente constituída, que protege o vendedor e o comprador dos riscos da evicção. O leiloeiro é uma autoridade com poderes de Fé Pública o que permite que a transação seja consolidada de forma irretratável e irrevogável desde a aceitação do lance confirmado pelo sinal característico. A Lei garante a validade dos negócios realizados até o seu final.

A Ghisi Machado Leilões desde a sua fundação até os dias de hoje vem oferecendo aos seus clientes um serviço de excelência na área dos leilões. O objetivo é prestar uma completa assessoria antes, durante e depois do ato da venda, principalmente por se tratar de uma atividade bastante específica.

Quanto à divulgação, é realizada de forma proficiente, o que inclui, além dos anúncios oficiais (CPC art. 884), colocação de faixas, uso de mala direta, panfletagem, comunicações por e-mail com indicação das datas de leilão dentre outras que se façam necessárias.